Pular para conteúdo

Glossário

APP

Solução de administração do Isogeo. Ela permite que os gerentes de dados geográficos gerenciem e aprimorem seus catálogos de dados geográficos na Web.

Um conjunto coerente de planilhas de metadados. Ele permite que você organize seu inventário por nível de distribuição (interno, parceiro, externo etc.), projeto, tema, status (a ser concluído, verificado, excluído, duplicado etc.).

Dados geográficos

Representação de um objeto ou fenômeno real ou imaginário, presente, passado ou futuro, localizado no espaço em um determinado momento e qualquer que seja o tamanho e a escala da representação.

Dados rasterizados

Uma representação rasterizada (planos digitalizados, fotografias aéreas, imagens de satélite) de um objeto ou fenômeno real ou imaginário, presente, passado ou futuro, localizado em um espaço em um determinado momento e independentemente do tamanho e da escala da representação.

Dados vetoriais

Representação geométrica (ponto, linha, polígono) de um objeto ou fenômeno real ou imaginário, presente, passado ou futuro, localizado em um espaço em um determinado momento e independentemente do tamanho e da escala da representação.

Dados tabulares não geográficos

Representação tabular de um objeto ou fenômeno real ou imaginário, presente, passado ou futuro, que pode ser localizado indiretamente, ou seja, sem geometria.

Conjunto de dados

Um conjunto de dados é um agrupamento coerente de dados projetado e usado de acordo com um tema dominante. Por exemplo, o PLU, o BD Topo ou o Cadastro são considerados conjuntos de dados.

Grupo de trabalho

No Isogeo, a unidade de leitura é o ativo de dados geográficos: cada ativo tem seu próprio grupo de trabalho! Um grupo de trabalho é um grupo de usuários (administradores, editores ou leitores) que trabalham em um ativo (= inventário). Um usuário pode pertencer a vários grupos de trabalho, em níveis diferentes para cada grupo. Os grupos de trabalho podem compartilhar catálogos entre si.

INSPIRAR

O Inspire é uma diretriz europeia que está em vigor desde 2007. Seu objetivo é melhorar a proteção ambiental por meio do compartilhamento e da reutilização de dados geográficos. A diretiva exige que os produtores de dados cataloguem e compartilhem seus dados geográficos na Web.

Inventário

Uma lista exaustiva dos recursos que compõem um ativo de dados. Com o Isogeo, ela corresponde a um grupo de trabalho e é mantida atualizada e documentada.

Metadados

Dados que definem e/ou descrevem outros dados. Podemos pensar neles como a carteira de identidade dos dados, especificando, por exemplo, quando os dados foram criados, por quem e como. Os metadados são informações essenciais para encontrar dados e trocá-los com colegas, parceiros, clientes ou o público em geral. No Isogeo, fazemos distinção entre 5 tipos de metadados. Metadados relacionados a dados vetoriais, dados rasterizados, conjuntos de dados, serviços de dados e recursos.

Catálogo aberto

Solução de pesquisa de dados geográficos, publicada pela Isogeo. Ela permite que os usuários de dados geográficos pesquisem, avaliem e explorem dados geográficos disponibilizados pelos gerentes via APP

Plataforma

Uma plataforma da Web é um conjunto de blocos de construção de software coerentes que fornecem um serviço diretamente acessível por meio de uma conexão com a Internet.

Ponto de entrada

Um ponto de entrada é a conexão entre a varredura e a fonte de dados a ser contada (banco de dados, servidor de arquivos).

Proprietário

O proprietário corresponde ao grupo de trabalho que criou o registro de metadados na plataforma Isogeo.

Recursos

O Isogeo foi projetado para dados e serviços geográficos. Mas você também pode catalogar seus outros "recursos": mapas em PDF, planilhas, aplicativos etc.

Recurso associado

Um recurso associado é um link do registro de metadados para o serviço que permite sua visualização (WMS), download (WFS) ou transformação (WPS), ou para o arquivo bruto (shapefile, geojson etc.), mapa em PDF, aplicativo de negócios etc.

Escaneamento

Serviço do Windows vinculado à plataforma Isogeo, responsável pela compilação automática de todos os dados em um inventário único e exaustivo.

Serviço de dados

Um serviço de rede ou "serviço da Web" é um programa de computador que permite a comunicação e a troca de dados entre aplicativos e sistemas heterogêneos em ambientes distribuídos. Portanto, é um conjunto de funcionalidades expostas na Internet ou em uma intranet, por e para aplicativos ou máquinas, sem intervenção humana e em tempo real. Em geomática, um serviço da Web é um serviço que permite que os dados sejam manipulados remotamente.

Podemos identificar vários tipos de serviços que abrangem diferentes áreas funcionais:

  • Serviço de pesquisa: CSW (Catalog Service Web) ;
  • Serviço de consulta: WMS (Web map Service), WFS (Web feature Service), ESRI Map Service, etc;
  • Serviço de download: WFS (Web Feature Service) ;
  • Serviço de transformação: WPS (Web Processing Service).

WFS

O Web Feature Service (WFS) é um padrão do OGC (Open Geospatial Consortium) para exibição, gerenciamento e download dinâmicos de dados vetoriais georreferenciados.

WMS

O Web Map Service (WMS) é um padrão do OGC (Open Geospatial Consortium) para a produção dinâmica de mapas (imagens) a partir de dados georreferenciados. Sua implementação requer o uso de um cliente capaz de solicitar a exibição de dados e um servidor capaz de acessar, ler e desenhar os dados em forma de imagem.