Usando o cliente CSW¶
Você gerencia um catálogo de dados que pode ser coletado no CSW e deseja recuperar esses metadados no Isogeo. É muito simples, basta seguir as etapas abaixo.
Princípios dos nós da CSW¶
Quando falamos de um nó CSW (Catalog Service Web), estamos nos referindo à implementação do padrão OGC, que tem dois componentes:
- o servidor, que gera fluxos de acordo com os perfis definidos pelo padrão, que podem ser consultados pelos clientes CSW;
- o cliente, que envia solicitações formatadas de acordo com o padrão para qualquer servidor CSW e recupera os metadados.
O termo "nó" é usado porque o sistema inteiro pode formar uma rede de troca de catálogos de dados.
Isso envolve a coleta de servidores CSW usando o cliente CSW integrado ao módulo Isogeo apropriado, que implementa o perfil CSW da versão padrão 2.0.2 (consulte OGC 07-006r1 e OGC 07-045).
Dica: para a parte do servidor, consulte o capítulo dedicado.
Criar um ponto de entrada do Service CSW¶
Para criar um ponto de entrada "Service CSW", você precisa :
- No menu "Entry points" (Pontos de entrada), crie um novo ponto de entrada;
- Selecione o tipo "CSW Service";
- Nomeie o ponto de entrada (exemplo: catálogo CG Calvados);
- Digite o URL do CSW sem os parâmetros (ou seja, sem nada após o
?
); - Registro ;
- Scanner.
Quando a varredura estiver concluída, todos os registros de metadados coletados poderão ser consultados no inventário.
Esses registros não podem ser modificados porque consideramos que eles ainda são gerenciados no catálogo coletado. Se quiser modificá-los e, portanto, gerenciá-los com o Isogeo, você precisará excluir o ponto de entrada e se separar de sua antiga ferramenta de catalogação ;)
Observações :
- A coleta de CSW segue as mesmas regras operacionais que a importação de XML ISO 19139 descrita no capítulo "Importação de dados existentes";
- o ISO 19139 XML disponível na guia "resources" do arquivo é absolutamente idêntico ao original (mesmo que seja inválido).