Documento¶
Ao cumprir o formalismo imposto pela diretriz INSPIRE e os padrões de interoperabilidade definidos pela ISO. Essa fase de documentação compreende 3 operações:
-
Qualificar: descrever os dados (título, resumo, histórico, geografia, condições gerais de acesso e uso, contatos, etc.). Essa operação é facilitada por 3 processos:
- a recuperação automática de um terço dos campos exigida pela diretriz Inspire;
- edição em lote (vários registros podem ser inseridos ao mesmo tempo) ;
- o geographic web services scan para associar facilmente dados e serviços e agregar valor aos catálogos;
- importar formulários existentes no formato XML.
-
Classificar: atribua temas e palavras-chave usando um dicionário de sinônimos personalizável. Essa etapa essencial da catalogação facilita a pesquisa de dados.
-
Associar: vincular serviços aos dados (mapa em PDF, mapa interativo, link para download, site etc.). Essa operação transforma os metadados em um verdadeiro "centro de recursos", oferecendo aos seus usuários acesso fácil aos dados.
Ergonomia e facilidade de uso | Gerenciamento de várias contas | Painel de controle | Interoperabilidade com padrões |
Manter seus ativos atualizados¶
Além da documentação, uma das dificuldades atuais é a atualização dos metadados. A Isogeo desenvolveu uma tecnologia exclusiva para manter esse vínculo permanente entre dados e metadados.
Todas as alterações feitas nos dados são automaticamente refletidas nos registros de metadados correspondentes. Todas as operações são identificadas e listadas cronologicamente no histórico de dados.